segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

aprender.

hoje vou falar sobre a escola daqui, a que eu frequento eh uma crista, mas vou falar como sao em geral por aqui ( high school / ensino medio), tem basicamente os mesmos horarios, que seriam:
ps. com * eh atividade exclusiva da escola crista que eu vou.

8:45 ~ 9:00 * uma curta cerimonia na capela, todos os alunos tem que participar, cantam uma musica, fazem oracao.

9:00~ 12:45 aula. uma coisa interessante daqui, eh que entre cada aula tem um intervalo de 10 minutos, para todo mundo nao sair correndo pra proxima aula e chegar a tempo.

12:45 ~ 13:35 almoco(昼食). algumas escolas voce tem que levar obento (uma caixa com o almoco, geralmente arroz, peixe e salada).

13:40~15:20 aula. nas aulas a tarde sao geralmente aulas no ginasio ou fora de escola. e aqui eh aula de educacao fisica (P.E.) em sala de aula, mas tambem tem no ginasio (gym), que as vezes acontece de os garotos terem aula de judo, e as meninas no ginasio (esportes em geral).

15:20~15:35 limpeza (そうじ). os alunos limpam a propria escola, limpam vidros, varrem, levam o lixo pra fora. isso eh bem comum, e bem organizado tambem, cada grupo tem sua area de limpar e tem algum aluno que fica responsavel de fazer a chamada.

15:35~15:55 avisos. todos voltam pra sala de aula e eh dado os avisos aos alunos, alguns dias cantam parabens, e tomam decisoes da classe, como escolha de lider, troca de lugares..

esse post ficou bem descritivo, semana que vem volto com comentarios sobre neve e como eh andar em um snowmobile :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário